Num dia a gente vai de Reunidas, no outro volta de Estrela Azul. Essas coisas que só quem já viveu em União da Vitória e Porto União sabem.
Mas ah! A modernidade...
Você que já foi ao cinema, ao teatro, a um restaurante, sabe o quanto um celular pode ser uma arma de irritação em massa nas mãos da pessoa certa. Imagine em um lugar confinado por quatro horas, sem chance de fuga e que, todas as pessoas ao seu redor resolvem se unir contra seu sono?
Por isso mesmo resolvi dar umas dicas para quem vai viajar de ônibus. Sim! Num ônibus que sai às 20h e chega ao destino perto de uma hora da manhã, o que você espera que os passageiros façam nesse período, durmam? Não se você tem um celular, esse aparato tecnológico criado para despertar o ódio das pessoas. Vamos às dicas.
1) Se você não consegue dormir e prefere jogar Tetris, faça isso dentro do seu mundinho, de sua bolha, cubra com a mão, esconda debaixo da jaqueta, sei lá. Eu tenho minha luzinha de teto caso sinta medo da escuridão. Sei que o visor do seu celular é essa fagulha de Deus, suficientemente potente para iluminar todo o ônibus, mas para dormir o escuro é bem melhor.
2) Se você sofre de carência afetiva e solidão, ou não consegue ficar um tempo sem proferir uma palavra, procure um psicólogo ou um padre. Mas não fique ligando a cada cinco minutos para narrar sua viagem: “passei a ponte”, “estou chegando em São Mateus”, “saí de São Mateus”, “acabei de passar o posto da polícia”. O ônibus vai chegar lá no horário estipulado, portanto não há a necessidade de ficar fazendo relatórios.
3) MP3 existe para o nosso bem. Use fone de ouvidos.
4) Se você é uma pessoa cabeça aberta, não se incomoda em dividir sua intimidade com todo mundo e, para isso, vai nos acordar lá por perto da meia noite, pelo menos conte uma coisa diferente emocionante sobre sua vida,uma revelação, uma curiosidade, algo que eu não saiba. Me acordar berrando assim: “OI! OI? OI!? OI! ESTOU DENTRO DE UM ÔNIBUS NO MEIO DA ESTRADA!”, não vale.
5) Se você não quer atender a uma ligação, desligue o telefone. Ficar rejeitando toda vez que a pessoa liga (e deve ser uma paranoica igual àquela que ficava ligando para passar o relatório de viagem), irrita um tantinho.
6) E, por fim, se apesar de tudo isso você ainda insistir em usar o celular numa viagem noturna, afinal, “tô pagaaaando”, por favor, tenha ao menos um tiquinho de bom gosto ao escolher o toque musical. Michel Teló não vale.
Obrigado.

Nenhum comentário:
Postar um comentário